Olá

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

MUDANÇAS URGENTES E NECESSÁRIAS PARA UMA ESCOLA DE QUALIDADE

Precisamos mostrar que a educação pode tirar proveito das novas tecnologias de comunicação e informação, que existem inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem disponíveis para transformam estas tecnologias em ferramentas de apoio pedagógico atrativas para o aluno, basta que para isto o professor use a sua criatividade e defina com clareza os objetivos a serem atingidos com a atividade pretendida.

Dispomos de grandes recursos tecnológicos nas escolas, algumas ainda mais privilegiadas. Esta é uma realidade atual. Os alunos já se encontram em total prontidão para fazer uso destes recursos. Cabe a nós educadores traçar metas, procurar aperfeiçoamento, atualização, encontrar caminhos, partilhar idéias e acreditar que o poder da educação está nas mãos dos regentes e gestores. E se chegou a hora de a educação repaginar a sua história por conta das novas tecnologias, vamos ousar!

O uso do computador/internet proporciona diferentes tipos de abordagens de ensino que podem ser realizados através de inúmeros programas desenvolvidos para auxiliar o processo ensino-aprendizagem. Podemos destacar entre eles, os jogos, os simuladores, os blogs, emails, wikis, chats, entre outros. Além destes existem inúmeros softwares livres que são facilmente encontradas na internet e que são de grande utilidade no desenvolvimento de atividades educativas. Como exemplo, cito o Hagáquê, que é um programa para criação de histórias em quadrinhos que a garotada adora.

Vocês poderão encontrar um vídeo que ensina usar o Hagáquê no link do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80