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quarta-feira, 16 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Hipertexto na Educação

O Hipertexto na Escola

Frente às novas modalidades de criação de textos digitais, urgem a necessidade de replanejar as atividades escolares, no sentido de capacitar os educandos para o aprimoramento e letramento digital.
Esse letramento que segundo Soares “refere-se à questão das práticas de leitura/escrita possibilitadas pelo computador e pela Internet”, não impedirá que se desenvolva com maior eficiência a habilidade da leitura. Ao contrario, corroborará para tal, na medida em que permitirá uma nova dinâmica de leitura não mais baseada na linearidade rígida daquela verificada no texto impresso.
Muitos professores, em especial os de Língua Portuguesa, poderiam utilizar com maior freqüência o hipertexto em suas aulas e, assim, tirar o máximo de proveito desse recurso.
Em nossa Escola, conta com um laboratório de informática conectado a Internet, grande parte dos educandos já tem contato freqüentes com o hipertexto, e neste caso, procuramos orientar esses alunos para um uso mais critico e responsável desta nova modalidade de leitura e escrita.
Diante desse instrumento, o contato mais direto com computadores e, principalmente, com a Internet, nos possibilita diferentes formas de linguagens, forçando-nos a diferentes leituras e interpretações daquilo a que temos acesso.
Este novo contexto nos leva a encarar um fato muito pouco questionado mediante a hegemonia do livro impresso, a de que as informações são passiveis de questionamentos e, são, sobretudo, perecíveis.
A idéia de autoria compartilhada, característica elementar no hipertexto, deve sim ser compreendida pelos educandos para que os mesmos saibam compreender e ao mesmo tempo se tornarem autores/colaboradores éticos neste novo universo cultural.